Determinação de Raios Atômicos
BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL
BRUNO HENRIQUE SPANHOL UTZIG
GABRIEL ANDRADE CARVALHO
GIAN LUCAS SCHENATTO DOS SANTOS
GUILHERME GIOVANE SCHOLER
IGOR FELIPE ALVES
VINICIUS QUADROS REIS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
TOLEDO
2013
BRUNO HENRIQUE SPANHOL UTZIG
GABRIEL ANDRADE CARVALHO
GIAN LUCAS SCHENATTO DOS SANTOS
GUILHERME GIOVANE SCHOLER
IGOR FELIPE ALVES
VINICIUS QUADROS REIS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - Determinação de Raios Atômicos
Relatório apresentado à disciplina de Química dos Materiais do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Docente: Ricardo Schneider
TOLEDO
2013
RESUMO O presente trabalho tem como objetivo principal a determinação do raio atômico de alguns materiais metálicos. Para isso foram utilizados métodos alternativos, menos precisos, porém com uma acessibilidade maior do que em relação a métodos mais consagrados como a difração de raio-X. Através dos dados coletados em laboratório foi possível determinar os raios atômicos do ferro, cobre e alumínio que foram respectivamente 1,15 Å, 1,39 Å, 1,42 Å. Como foram verificados erros desde o começo do experimento, como a presença de impurezas nos corpos de prova, densidades diferentes para materiais de mesma substância, entre outros, os dados obtidos são aproximados e imprecisos.
Palavras-chave: Raio atômico, difração de raio-X, densidade.
INTRODUÇÃO Não é possível se medir o raio exato de um átomo, pois as nuvens de elétrons não têm fronteiras bem definidas. Entretanto, quando os átomos se organizam como sólidos e moléculas, seus centros encontram-se em distâncias definidas uns dos outros. O raio atômico de um elemento é considerado como sendo a metade da