Teoria da relatividade
74794728892500
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira
Trabalho realizado para a disciplina de Física por:
Mafalda Joyce
12º D
Maio de 2014
ALBERT EINSTEIN
Físico alemão de origem judaica, Albert Einstein nasceu a 14 de Março de 1879, em Ulm, e morreu a 18 de Abril de 1955, em Princeton, nos Estados Unidos da América.
Tendo demonstrado desde cedo grade aptidão para as ciências, escreveu o seu primeiro ensaio científico – “On the investigation of the state of the Ether in a Magnetic Field – em 1885, com apenas 16 anos. Em 1900 formou-se na Escola Politécnica de Zurique em Matemática e Física, dois anos mais tarde, começou a trabalhar numa empresa de patetes em Berna. Foi também professor nas universidades de Zurique e Berlim, e membro da Academia de Ciências da Prússia.
Nos primeiros anos do século XX, Einstein desenvolveu um conjunto de teorias que estabeleceram a equivalência entre massa e energia, instaurando uma nova perspetiva na consideração do espaço, do tempo e da gravidade. Em 1905, publicou nos “Anais de Física” cinco artigos que revolucionaram a física newtoniana. Através da teoria da relatividade especial neles elaborada, Einstein alargou o princípio da relatividade clássica de Isaac Newton aos fenómenos eletromagnéticos. Nesta perspetiva, o espaço e o tempo não são considerados independentes entre si, mas relativos, formando uma conexão espaço-tempo. Também a massa é uma grandeza relativa, variando com o movimento e sendo equivalente à energia.
Neste sentido, foi levado a considerar que a massa de um corpo em movimento não se mantém constante em qualquer condição, como era defendido pela mecânica newtoniana, mas depende do próprio valor da velocidade a que esse corpo se desloca. No entanto, para corpos em movimento a velocidades pequenas (caso dos objetos que nos são familiares), os valores da massa em repouso e movimento são praticamente iguais. Contudo, é necessário ter em conta o aumento de massa para