Teoria da Relatividade
A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral.
A Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferençável de 4 dimensões, três espaciais e um temporal (a quarta dimensão), munida de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante.
O termo especial é usado porque ela é um caso particular do princípio da relatividade em que efeitos da gravidade são ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que é a versão mais ampla da teoria, em que os efeitos da gravitação são integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.
DESENVOLVIMENTO
A Teoria da Relatividade foi desenvolvida no início do século XX pelo físico alemão Albert Einstein, um dos cientistas mais notáveis e brilhantes de todos os tempos. A Relatividade transformou-se em uma das teorias mais importantes da Física, sendo a base para as posteriores demonstrações realizadas na Física, tais como a unidade do espaço e do tempo, da matéria e da energia e a equivalência entre as forças de gravidade e os efeitos da aceleração de um sistema.
Teoria da Relatividade
De acordo com Einstein, tudo o que existe no Universo se movimenta a uma velocidade distribuída entre o tempo e o espaço, sendo que o tempo corre com velocidade máxima para um corpo parado; já quando o corpo se coloca em movimento e ganha velocidade no espaço, a velocidade do tempo diminui, passando mais devagar para ele.