teoria da regiao
Método aplicado Wundt como forma de estudar os estados de consciência do indivíduo submetidos a certas experiências.
- A observação é feita pelo próprio indivíduo que revive a experiência interior retrospectivamente.
- Não existe separação entre o objecto (o que está a ser observado) e o observador (aquele que observa). Esta situação coloca o problema da subjectividade desta metodologia de pesquisa.
Algumas das limitações do método introspectivo: não pode ser aplicado a crianças, doentes mentais, a pessoas com dificuldades de verbalização, assim como aos animais.
Ler mais: http://caminhodapsicologia.webnode.com.pt/experi%c3%aancia%20precoce2/metodos/introspectivo/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt
Experimental Os psicólogos que aplicaram e desenvolveram este método, como Watson, centram-se quase que exclusivamente no estudo do comportamento humano, em ambientes laboratoriais, controláveis e modificáveis, seguindo os mesmos princípios metodológicos usados pelos físicos e químicos no estudo da natureza.
Pretendem estabelecer medidas cientificas sobre o comportamento dos seres vivos, homens ou animais, determinando as suas leis gerais sempre que ocorrem condições idênticas. Estas leis permitiriam não apenas explicar o comportamento, mas também prevê-lo e controlá-lo.
- A observação centra-se em dados exteriores ao observador, separando desta forma o objecto do observador
- Nas observações são seleccionados preferencialmente aspectos susceptíveis de serem traduzidos em termos quantitativos, permitindo desta forma um elevado grau de objectividade nas descrições
Modelo básico de investigação experimental
Estudo das variáveis Os procedimentos seguidos no estudo das relações de causa-efeito na psicologia experimental são concebidas como uma relação entre variáveis, numa dada situação controlada.
Entende-se por variável uma qualquer propriedade ou característica de um dado sujeito que pode ser quantificado