carimbó
CARIMBOLENDO: A ARTE DE ENSINAR BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CENTRO EDUCACIONAL SESC DE CASTANHAL/PÁ.
Enildo Lima Monteiro - Faculdade de Pedagogia - UFPA
Assunção José Pureza Amaral - Profº. Drº/ Orientador - Faculdade de Pedagogia - UFPA
INTRODUÇÃO:
O carimbó é considerado um elemento fundamental para expressar a cultura paraense, um gênero musical que representa a construção da Identidade Cultural de nosso povo e que vem resistindo ao longo dos anos. Para Paiva (2011) a dança do carimbó é uma das mais fortes manifestações culturais do Pará.[...] a dança é resultado da influência das três principais culturas formadora da sociedade paraense: a indígena, a portuguesa e a africana. Neste sentido, é preciso que os docentes encontre estratégias de ensino e aprendizagem para discutir a questão da cultura paraense, para conhecer o carimbó, as transmissões de saberes, dos valores culturais, aonde suas letras vem reunir todas as variantes do nosso estado, favorecendo uma aprendizagem mais significativa para os aluno, trabalhando assim, o resgate da identidade cultural do povo paraense atrelada à formação social da criança, compreendendo também a realidade social do homem que vive na Amazônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das músicas de carimbó na Educação Infantil como recurso pedagógico para o resgate da valorização da identidade cultural do povo paraense na formação social da criança.
MÉTODOS:
Para realizar este trabalho optamos por fazer uma pesquisa científica, no qual utilizamos uma abordagem qualitativa que segundo Teixeira (2004), objetiva desvendar a complexidade dos fenômenos sociais. Para tal, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observação in locus, pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada no ano de 2012 com 25 alunos de 05 anos da educação infantil do Centro Educacional SESC de Castanhal-Pá, através