gestão hoteleira e meios de hospedagem
AS REDES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE HOTEIS
QUALIDADE NA HOTELARIA
A HOSPITALIDADE HOTELEIRA
Alessandra Karina dos Santos
CEFET-SE
GESTAO HOTELEIRA E MEIOS DE HOSPEDAGEM
1. A Administração dos Hotéis no Brasil
No Brasil, segundo a ABIH- Associação Brasileira da Industria de Hotéis, uma grande parcela da oferta e apartamentos hoteleiros é caracterizada pela empresa/ hotel independente, com administração familiar e envolvimento direto com setores operacional, comercial e administrativo. Predominam baixos níveis de controles operacionais e nenhuma padronização de serviços. Exemplo: Hotel Central – encontrado próximo a quase todas as rodoviárias do país.
Há hotéis de cadeia ou redes de hotéis caracterizados administração de mais de um equipamento hoteleiro, às vezes atuando em um só mercado. Por exemplo, a Rede Othon, com oito hotéis só no Rio de Janeiro, das mais diferentes categorias.
A administração desses hotéis deve ser padronizada, evidentemente, obedecendo às categorias de cada equipamento. A administração contábil seguirá um só modelo, e seus indicadores operacionais terão as mesmas estruturas contábeis, de tal forma que possam consolidar seus resultados, apesar de sempre existirem diferenças entre cada um dos equipamentos hoteleiros e entre seus públicos.
Há hotéis que, por meio de um sistema de franquia, ou franchising, estabelecem parceria com uma marca franqueadora. Esta é a proprietária da marca, de uma estrutura de vendas, de um projeto físico dentro dos padrões da franquia, ou de um sistema de administração. Com a parceria o trabalho da área comercial tem para o franqueador o seu ponto mais forte. Suas vendas podem ser centralizadas e compor uma malha forte para reservas e promoções. Muitas vezes, também a operação hoteleira é franqueada, o que implica padronização de materiais, serviço e até a decoração física das áreas.