gestao
Uncategorized
by Gestão Hoteleira
O sistema hoteleiro tem crescido consideravelmente e oferecido inúmeras oportunidades de emprego aos brasileiros. As constantes melhorias em hospitalidade nesse setor apresentam uma combinação de investimentos no mercado imobiliário e comercial. O mercado aquecido e o turismo em alta não deixam esse serviço se tornar obsoleto, criando uma demanda de trabalho intensiva na indústria hoteleira.
Gestão hoteleira trata-se da coordenação de todos os serviços oferecidos que hotéis, resorts, flats ou pousada ao hóspede, desde acomodação, alimentação, até lazer e entretenimento. Esse profissional é responsável pela direção e funcionamento dos estabelecimentos desse tipo. Tem as mais variadas funções, como contratar e supervisionar os funcionários, organizar e ministrar a infraestrutura do lugar e também checa as instalações e trata diretamente com fornecedores. O gestor hoteleiro precisa ser um bom comunicador e ter uma visão ampla dos negócios, podendo participar da montagem de novos empreendimentos do setor e administrando planos de marketing.
Pode-se dizer que o primeiro hotel de que se tem notícia surgiu durante os jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, e seu desenvolvimento ocorreu durante a expansão do Império Romano e do Cristianismo. Porém esse modelo de estabelecimento tinha como principal função a moradia e não a hospedagem. O desenvolvimento da Hotelaria está intimamente ligado ao desenvolvimento dos meios de transportes. Conforme foram sendo construídas as ferrovias, ligando as cidades portuárias aos grandes centros, ocorreu um aumento na quantidade de hotéis. Com a grande oferta esse mercado passou a se preocupar com o gerenciamento dos estabelecimentos, a fim de oferecer o melhor aos seus hóspedes. Nascendo assim a gestão de hotéis.
O profissional que deseja trabalhar nessa área deve procurar se qualificar através de cursos presenciais ou via internet e pós-graduações. Mesclando matérias teóricas e