Teoria da base econômica
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
CONCEITO E APLICAÇÃO DA TEORIA DA
BASE ECONÔMICA
Gustavo Assunção
Yuri Soares
São Mateus
Outubro 2012
CONCEITO E APLICAÇÃO DA TEORIA DA BASE ECONÔMICA
A teoria da base econômica estuda as relações de uma região com outras regiões, sendo elas nacionais ou internacionais. Essa teoria avalia os impactos dos fluxos de mercadorias e de serviços entre a região e o resto do mundo.
De acordo com a teoria da base econômica a atividade total de uma região apresenta uma forte divisão. De um lado as atividades básicas, de exportação, e do outro as atividades locais, de mercado local. A primeira independe da renda interna e é responsável pelo crescimento regional, uma vez que geram um efeito multiplicador sobre o mercado local.
O setor básico será o que apresenta maior crescimento. E o mercado local terá seu crescimento limitado pela distribuição interna da renda e pelas relações que poderão criar-se entre as exportações e o mercado interno.
A estrutura de produção da região varia de acordo com o dinamismo de crescimento da renda per capta das outras regiões e não de acordo com a demanda interna. Assim, mesmo com renda em baixa expansão deve importar continuamente para atender as necessidades internas. As exportações tornam-se meio de financiamento das importações necessárias para sanar a demanda interna e para alimentar o próprio setor exportador.
Quando o processo de industrialização interna se acelera, as exportações passam a ser a variável de maior importância na formação da renda interna.
As atividades locais correspondem à parte do produto regional consumido pela população da região. Essas atividades são necessárias tanto à população regional quanto às atividades exportadoras.
Inicialmente, a região tem uma produção que sana as necessidades locais e das empresas exportadoras.
A