Teoria da personalidade
Trabalho de Teorias da Personalidade:
Transtorno de personalidade
Cíntia Santana
Abril/2013
Transtorno de personalidade
Desde os tempos antigos tentam classificar o modo como os seres humanos se comportam, de que maneira deve comportar-se, e é considerado normal ou anormal. Alguns estudiosos lembram que os comportamentos observados nos transtornos de personalidade nem sempre aparecem de forma anormal, mas sim com diferença da adaptação dentro do que se considera normal. No século XIX, transtorno de personalidade era uma destruição da consciência.
Segundo David S. Holmes existe três fatores que difere as pessoas com transtornos das sem transtornos:
“... Um indivíduo com transtorno usará consistentemente os comportamentos em questão (ser emocionalmente desapegado ou livre de culpa depois de fazer algo errado), enquanto os indivíduos não-perturbados os usarão apenas algumas vezes. Em segundo , um indivíduo com um transtorno mostrará um nível mais extremo do comportamento. Por exemplo, há uma diferença em ser organizado e ser compulsivo. Em terceiro, nos indivíduos perturbados o comportamento resulta em problemas sérios e prolongados de funcionamento ou de felicidade...” (David S. Holmes,1997- pág. 308)
O transtorno de personalidade pode ser descrito como uma perturbação grave caracterológica do comportamento do indivíduo. Essa perturbação nem sempre deve ser atribuída a uma doença, lesão cerebral ou transtorno psiquiátrico, geralmente envolve várias áreas da personalidade como a social e pessoal. As pessoas portadoras de transtornos podem ser vistos aos olhos da sociedade como pessoas problemáticas, incapazes de ter uma relação pessoal. O comportamento se mostra na maioria das vezes de forma turbulenta e com atitudes incoerentes. Esses atritos acontecem por conta da desarmonia e