Vidal sassoon
Bruna F. M. Moreto Camila Agapito Elaine Martini Iolanda A. Lima Silvia Kanno
O início
Em East End de Londres dia 17 de janeiro de 1928 nasce Vidal Sassoon, que não tinha intenção de se tornar um cabeleireiro, preferindo lutar contra os fascistas Osmond Mosley, que foram novamente instigar o ódio racial nas ruas do pós-guerra de Londres. Hoje Vidal Sassonn é uma referência para todos os cabeleireiros do mundo, com sua exclusiva técnica de corte e sua grandiosa rede de salões e academias. Abandonado pelo pai aos 3 anos de idade. Com 14 anos iniciou seu aprendizado de cabeleireiro.
Sassoon começou a revolucionar com a técnica de cortes geométricos feitos em linha reta e trabalhados em cima do brilho natural dos cabelos. Em 1963 criou um corte penteado angular em um plano horizontal, na verdade este foi à recriação do clássico “cortebob”
Técnica
A técnica de corte geométrico feita por Sassoon parecia ser feita de forma severa, mas na verdade, a fundamentação é baseada no corte livre e trabalhado em cima do próprio brilho do cabelo.
Vidal Sassoon e suas criações geométricas
Lembra da atriz Mia Farrow no clássico filme “O bebê de Rosemary”?
• E da modelo Twiggy, muito conhecida pelo seu corte de cabelo nos anos 60?
Vidal Sassoon assinou todos, e mais outros cortes geométricos de famosas. O modismo geométrico que foi febre nos anos 60 e dura até hoje foi criado por Vidal.
Não é curto, é Chanel!
É fato: o chanel já faz parte do universo feminino. Ele é o queridinho de crianças, adolescentes e adultas, está presente na maioria dos desfiles de moda e nos looks das celebridades.
Em 1960 Vidal Sassoon cortou o cabelo de Mary Quant em um show e o “público gostou do que viu”, conta John Santilli, cofundador da academia Vidal Sassoon.
A cultura pop e a natureza geométrica da moda de então foram decisivas para a ascensão do chanel.
Vidal Sassoon se aproveitou desse contexto para cortar o cabelo como se fosse o tecido de