Visagismo
Colérica, fleumática, melancólica ou sanguínea? O seu tipo de beleza tem tudo a ver com os cortes de cabelo, penteados e maquiagens que ficam bem ou não em você. Aprenda!
Ir ao salão pode ser uma missão complicada. Por mais que a gente escolha um corte ou uma maquiagem e leve referências, às vezes o responsável pinta e borda na nossa beleza do jeito que melhor lhe convém. Mas, se o profissional tiver conhecimentos de visagismo, e souber identificar o tipo de beleza, ele pode estar fazendo um favor ao não fazer o que pedimos.
Em sentido horário: Angelina Jolie é um exemplo de beleza colérica. Kirsten Dunst é fleumática. Rooney Mara é melancólica, e Rihanna é sanguínea. Com qual você se identifica mais?
Hallawell adequou os arquétipos de personalidade definidos pelo psicanalista Carl Jung à estética. Como resultado, os tipos de beleza foram classificados em quatro tipos: sanguínea ; fleumática ; colérica e melancólica.
As pessoas de beleza sanguínea são enérgicas, extrovertidas e positivas. Apresentam traços inclinados no rosto, nas roupas e no cabelo. A cor dessas pessoas é o amarelo e a forma, o triângulo.
Já as fleumáticas são pessoas calmas, tranquilas e fechadas. O rosto, as roupas e os cabelos têm linhas arredondadas e a aparência é lânguida. Sua cor é o roxo e sua forma, o círculo.
As coléricas têm personalidade e temperamento forte, são determinadas e de atitude. Caracterizam-se pelas linhas retas e grossas. A cor é o vermelho e a forma é o retângulo.
E, por fim, as melancólicas são pessoas sonhadoras, introvertidas, criativas e atenciosas. As linhas dessa beleza são finas, verticais e onduladas. Sua cor é azul e a forma é oval.
“Mas sua beleza pode ser classificada em mais de uma dessas categorias”, ressalta Hallawell. “A atriz Meryl Streep, por exemplo, tem características equilibradas entre os quatro tipos, e talvez por isso consiga interpretar