Tipos de dsl
A Tecnologia xDSL é uma ligação que utiliza o par de fios de cobre da linha telefônica, um fator importante para sua implantação, já que reduz os custos de instalação (não precisa de uma nova instalação), porém é muito mais rápida que a ligação dial-up.
ADSL - Assymmetric Digital Subscriber Line
Esse é o tipo mais se ouve falar. Baseia-se no fato da Internet ser muito mais utilizada para receber dados do que para enviar, logo divide a largura de banda disponível fazendo com que tenhamos uma maior banda para download do que para upload (o que faz com que seja chamado de assimétrico). Isso faz com que seja o modelo mais comum em casas particulares, já que essa é a característica comum dos utilizadores dessas casas.
ADSL2
Esta variante da tecnologia de ADSL possui taxas de download até 24 Mbps e upload de 1 Mbps, possui uma melhor modulação que o ADSL normal e possui um reordenador de tonalidades para dissipar os sinais de interferência causados pelasondas de rádio AM para ter um melhor ganho.
HDSL – High bit-rate Digital Subscriber Line
O HDSL foi a primeira tecnologia DSL a ser desenvolvida, no final da década de 80, como alternativa às linhas T1. Estas linhas, apesar de oferecerem uma velocidade satisfatória (1,544 Mbps), exigem linhas dedicadas. A tecnologia HDSL oferece a mesma velocidade de transferência e aproveita a infra-estrutura utilizada pelos telefones comuns. Permite transmissões Full-duplex, ou seja, transmissão nos dois sentidos simultaneamente
RDSL - Rate-adaptive Digital Subscriber Line
Uma variante da tecnologia ADSL. O modem RADSL ajusta a velocidade de upload dependendo da distância e da qualidade da linha entre a central e o modem (utilizador), com a tentativa de manter uma boa velocidade de download.Quando o modem RDSL se liga, a banda de upload é ajustada ao criar uma maior faixa de frequência para download. Usando esta técnica, a linha é mais tolerante a erros causados pelo ruído e pela perda do sinal.Como é ajustada a