Rede de Acesso: xDSL
Introdução
Na área entre o assinante e a central telefônica, também chamada de local loop, a atual infra-estrutura de transmissão de voz utilizada pelas concessionárias de serviços públicos de telecomunicações é formada por um par de fios metálicos trançados e requer uma largura de banda de 300 a 3.400 Hz.
A tecnologia DSL, termo abreviado de Digital Subscriber Line, ou ainda Linha Digital de Assinante, desenvolvida pela Bellcore, utiliza técnicas digitais de processamento de sinais com frequências de até 2,2 MHz sem interferir na faixa de voz, que são capazes de otimizar a utilização da largura de banda do par metálico com velocidades que, dependendo do comprimento do par e da frequência do sinal, variam de 128 Kbps a 52 Mbps.
Além de melhorar tremendamente o acesso remoto para usuários Internet e disponibilizar serviços de alta velocidade para interconexão de redes locais, estão sendo vislumbradas diversas outras aplicações nas redes xDSL como, por exemplo, videoconferência, home shopping, ensino a distância, sistemas interativos,video sob demanda (incluindo televisão de alta definição), etc.
Primeiramente o que é DSL?
Quando os modens discados atingiram o limite de capacidade de transmissão de dados da Rede de Telefonia Pública Comutada (RTPC), as empresas de telefonia foram compelidas a desenvolver outras tecnologias que permitissem acessar a internet em altas velocidades (SAKURAY; SADOYAMA, 2004). A tecnologia DSL, já está bem presente no mercado com capacidade de suportar comunicação digital em altas velocidades. De fato, a tecnologia DSL forma um conjunto de tecnologias, identificadas por uma letra prefixo (ADSL, VDSL, HDSL e SDSL). Frequentemente, nos referimos ao conjunto como xDSL, onde x pode ser substituído por Asymmetrical, Very high bit rate, High Bit Rate, Symetric (PALUDETTO, 2001).
O DSL (Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de modem que usa linhas de telefone existentes para transportar dados de