Juscelino
Faculdades Integradas de Patos Bacharelado em Sistemas de Informação
Redes I – Pablo Tiburcio xDSL Juliana Nóbrega, Karlla Priscylla, Rannyhery Almeida
Patos – PB 2010 xDSL
O objetivo deste documento é apresentar os conceitos e características da tecnologia xDSL utilizada em redes de telefonia, abordando as motivações que levaram a criação desta tecnologia.
Introdução
A criação da tecnologia xDSL veio da necessidade de maiores taxas de transmissão de dados junto com o baixo custo-benefício na implantação.
O termo xDSL é uma notação genérica que engloba todas as tecnologias derivadas do DSL usadas em redes de telefonia, como por exemplo ADSL, HDSL, ISDN – ISDL, VDSL, entre outras.
Aqui iremos apresentar alguns protocolos que fazem parte desta família, as características do xDSL, veremos também uma comparação entre os protocolos e suas velocidades e algumas aplicações que usam esta tecnologia.
Tecnologia DSL
DSL é a transmissão de dados através da rede de telefonia, podendo haver troca de pacote de dados e de voz. Sua velocidade pode variar de acordo com tecnologia (hardware) utilizada pela empresa de telefonia. De 128Kbps a 24Mbps para download e, menor que ADSL (até 140 vezes um modem de 56Kbps) e igual à SDSL (até 1,5 Mbps).
A arquitetura do DSL utiliza par trançado, possui largura de banda que varia de 300 a 3.400Hz de velocidade, o processamento de sinais com freqüências pode variar de 4KHz até 2,2MHz sem interferir na faixa de voz e a transmissão pode ser DMT (Discrete Multi-Tone) e CAP (Carrier-less Amplitude/Phase).
Na modulação DMT funciona como multiportadoras na qual os dados são coletados e distribuídos sobre uma grande quantidade de pequenas portadoras, com cada uma utilizando um tipo de modulação analógica QAM (Quadrature Amplitude Modulation). Os canais são criados utilizando-se técnicas digitais conhecidas como Transformadas Discretas de Fourier. QAM é a modulação em amplitude de quadratura utilizada em TV