Polias e correias - definições básicas
O trabalho tem o objetivo de descrever as principais características das polias e correias, as principais vantagens e desvantagens, os principais tipos existentes, os materiais dos quais são feitos e algumas aplicações.
SUMÁRIO
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE ABREVIATURAS
POLIAS
DEFINIÇÃO
As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias, ou elementos de máquinas rígidos que, juntamente com as correias completam este tipo de transmissão. Não necessitam de um dimensionamento especial, sendo sua geometria e dimensões bastante conhecidas e bem descritas nas normas.
Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços.
Polia que transmite movimento e força é a polia motora ou condutora. Polia que recebe movimento e força é a polia movida ou conduzida
TIPOS DE POLIAS
Os tipos de polias são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada.
A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias. As polias apresentam braços a partir de 200 mm de diâmetro. Abaixo desse valor, a coroa é ligada ao cubo por meio de discos
A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfície na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapézio. As polias trapezoidais devem ser providas de canaletes (ou canais) e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada.
VARIÁVEIS PARA DIMENSIONAMENTO DAS POLIAS TRAPEZOIDAIS
Além das polias para correias planas e trapezoidais, existem