ARTIGO A IMPLEMENTAÇÃO DO SPED CONTÁBIL NA ROTINA DO CONTABILISTA
A Implementação do SPED contábil na rotina da contabilista.
RESUMO
O ponto de pesquisa principal a ser apresentado, dentro do universo da tecnologia será o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), um projeto desenvolvido pela Secretaria da Receita Federal (RFB), que tem como finalidade permitir o envio das informações geradas pela escrituração fiscal das empresas à RFB de forma virtual, agilizando, desta forma, todos os demais processos de armazenamento de dados contábeis, bem como de auditoria destes contribuintes.
Palavras-chave: SPED, RFB, ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL, PAC.
INTRODUÇÃO
Com o crescimento das entidades, a partir do meado da década de 70, multiplicam-se os setores e os serviços realizados por esses setores, as operações tornam-se mais complexas e as decisões distanciaram-se do centro de comando, os acionistas e investidores buscam prioritariamente a continuidade operacional com lucros crescentes. Com o objetivo de atender as expectativas, anseios e desejos dos interessados, surgem os sistemas informatizados.
Considerando que a contabilidade é a melhor ferramenta de apoio à gestão das empresas, e também o berço para atuação do governo na fiscalização do sistema de arrecadação e da economia, e que muitas pequenas e médias empresas, estão hoje, na informalidade, pois se julgam incapazes de arcar com os custos de um acompanhamento contábil; esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar a praticidade oferecida pela eficácia do uso da tecnologia na profissão contábil.
1. A CONTABILIDADE NO PERÍODO ANTIGO:
A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos