Tipos De Acessos De Internet
A internet já faz parte do dia a dia de muita gente. Desde fonte de pesquisa para alguns, lazer e até como meio de sustento para outros. A grande rede de computadores se expande em alta velocidade. Desde o ano de sua criação, na década de 60, até os dias de hoje, foram desenvolvidas diversas maneiras de se conectar. Por isso, se você também quer entrar de uma vez por todas na era digital, vale saber quais são as possibilidades de conexão, suas vantagens, desvantagens e como elas funcionam.
Conexão por linha discada
A mais antiga de todas, usada nos primórdios da internet, é a conexão por linha discada, também conhecida por dial-up. Trata-se de um acesso no qual o internauta usa um modem e uma linha telefônica convencional. Este tipo de conexão é cada vez menos comum, uma vez que a capacidade de transmissão de dados não passa de 56 kbps, o que torna a navegação muito lenta. Com a popularização dos serviços de acesso em banda larga a preços bem mais acessíveis, o acesso dial-up vem perdendo espaço.
Além da baixa velocidade, a conexão discada não é estável e mantém a linha telefônica ocupada quando se conecta. Ou seja, ou você navega pela internet, ou bate papo. Dependendo do horário em que o acesso é feito, os gastos com a conta telefônica podem aumentar consideravelmente.
Por outro lado, para os menos entendidos no assunto, é a conexão mais simples de ser realizada, dispensando a instalação e a configuração de dispositivos mais complexos. Basta uma linha telefônica disponível e um PC com modem para que a web esteja disponível. Obviamente é preciso também um provedor de acesso, mas alguns não cobram pelo serviço. No caso do acesso pago, são oferecidos diversos planos com limites de horas de utilização e volume de dados ou acesso ilimitado. Vale lembrar que a qualidade e estabilidade dos provedores que oferecem acesso gratuito podem ser menor do que os cobrados.
Conexão do tipo xDSL
A conexão do tipo