Terminologia básica - redes
CAPITULO 4
REDES DE COMPUTADORES E INTERNET
[pic][pic]
O mundo num fio e num clicar de mouse!
O QUE É UMA REDE?
Uma rede é basicamente dois ou mais computadores interligados por um cabo, trocando informação e compartilhando recursos. As redes surgiram com a necessidade de os usuários de computador das empresas terem de compartilhar programas, equipamentos e bases de dados.
Com uma rede é possível ter vários usuários utilizando uma única impressora compartilhada, ou mesmo um aparelho de fax, um modem ou unidades de disco.
Na parte de programas, por meio das redes, é possível vários usuários acessarem a mesma base de dados, trabalharem em grupo, participarem de uma agenda comunitária, ou mesmo trocarem mensagem de correio eletrônico.
[pic] [pic]
TIPOS DE REDE
Do ponto de vista geográfico, as redes podem ser classificadas em dois grupos: LANs e WANs.
LAN é o acrônimo de Local Área Network (rede de curta distância, ou simplesmente rede local). Este tipo de rede está dentro de uma área limitada, como um andar de um prédio, um pequeno escritório ou uma indústria. Em uma mesma empresa, é possível ter várias LANs interligadas.
[pic]
A Wide Área Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, Rede geograficamente distribuída ou simplesmente Rede remota é uma rede de computadores que abrange uma grande área geograficamente separada (quilômetros de distância, como cidades, estados, países e continentes). As soluções para interligar as redes podem abranger serviços públicos de telecomunicações. Uma WAN pode compreender a união de duas ou mais LANs (separadas geograficamente).
A história da WAN começou em 1965 quando Lawrence Roberts e Tomas Merrill ligaram dois computadores, um em Massachussets e um na Califórnia, através de uma linha telefônica de baixa velocidade, criando a primeira rede de área alargada (WAN). A maior WAN que existe é a Internet.
Em geral, as redes geograficamente distribuídas