teoria da justiça de Rawls
Rawls constrói os princípios de Justiça a partir de uma situação imaginária chamada de “Posição Original". Rawls imagina como as pessoas escolheriam as regras sobre a Sociedade se estas mesmas pessoas não soubessem quais são as suas habilidades e capacidades e nem quais habilidades são desejáveis no mundo. Podemos dizer que as pessoas nessa posição estão cobertas por um véu de ignorância, sem nenhum conhecimento prévio de suas predisposições naturais e morais. Para Rawls, só assim eles chegariam a um consenso sobre como fazer uma estrutura básica da sociedade.
Sabemos que é impossível a existência dessa posição original, portanto o que devemos questionar é se é possível que os homens consigam criar princípios baseados na igualdade e liberdade para todos mesmo que isso não favoreça totalmente seus interesses.Pegando como base a posição original e o véu de ignorância explicados no comentário anterior, Rawls propõe a criação de um contrato social baseado em dois princípios:
1) "Cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema de liberdades básicas iguais que seja compatível com um sistema semelhante de liberdades para as outras”.
2) "As desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável, e vinculadas a posições e cargos acessíveis a todos.”
O que podemos observar desses princípios é que a liberdade para Rawls é vista como mais importante que a igualdade, pois mesmo que a igualdade seja importante ela pode não existir se pelo menos as mesmas chances forem dadas para todos. Já a liberdade é direito de todos.
Para seguir a idéia de igualdade Rawls aponta três pressupostos:
1 Escassez moderada de