Resumo eletronica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – DEE
DISCIPLINA: ELETRÔNICA I
PROF: NELSON JOSÉ
ORLANDO MOURAO DE SOUSA JUNIOR - 2011011211
RESUMO CAPITULOS 6 E 9
DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E TEORIA DE CIRCUITOS
SÃO LUÍS – MA
2013
1. Introdução Polarização do FET
Em um transistor efeito de campo, a relação entre os parâmetros de entrada e a saída é não-linear devido ao termo quadrático na equação de Shockley. Relações lineares resultam em linhas retas , quando traçadas em um gráfico de variável versus a outra, enquanto para as funções não-lineares, como característica de transferência de um JFET, obtêm-curvas. No FET, diferente do TBJ os parâmetros do dispositivo são controlados por uma tensão invés de uma corrente.
2. Configuração com Polarização Fixa
Um arranjo simples de polarização para o JFET de canal n aparece na figura 1. Denominado configuração com polarização fixa, é uma das poucas configurações com FET que podem ser solucionadas utilizando-se tanto o método gráfico quanto o matemático.
A configuração da figura 1 inclui os níveis AC Vi e Vo mais os capacitores de acoplamento (C1 , C2). Os capacitores de acoplamento funcionam como “circuitos abertos” para a análise de e como baixas impedâncias (curtos-circuitos) para a análise AC.
Figura 1
O resistor RG serve para assegurar que Vi apareça na entrada do amplificador FET na análise ac. Para a análise dc temos:
A queda de zero volt através de RG permite substituir RG por um curto-circuito equivalente , como o que aparece na figura 2, desenhado para análise dc.
Como o terminal negativo da bateria está conectado na porta, pode-se concluir que a polaridade de VGS é oposta à de VGG . Aplicando a lei das tensões de Kirchhoff na malha indicada na figura 2, no sentido horário , resulta em :
Uma vez que VGG é uma fonte dc constante, a tensão VGS é fixa, daí a notação “configuração