fisica
Relatório da Prática
“Pêndulo Simples”
Débora Cristina Costa da Silva Alves
Joyce Elvira Souza Brandão
Paola bruno de Mendonça
Gabriela Maria de Alencar Clerton
Disciplina: Experimental de Física 1
Profª. Alessandra Riposati Arantes
Novembro 2013
Introdução
Esse relatório apresentará a prática “Pêndulo Simples” realizada na disciplina de Experimental de Física A no dia 22 de novembro de 2013.
Materiais e Métodos
Para realização desse experimento foram utilizados os seguintes itens:
Uma esfera de aço preso em um barbante.
Um cronometro.
Uma trena.
Uma haste para fixação do pendo com ajuste de tamanho do fio.
Folha com desenho de um ângulo de 10º.
Inicialmente montamos a haste em uma bancada e fixamos o barbante com a esfera de aço na ponta. Marcamos no barbante um ponto um pouco acima da esfera, que divide o comprimento do fio em duas partes: uma do centro de gravidade da esfera até o ponto delimitado (distancia c) no nosso caso adotamos 0.07m e o outro até o ponto de suspenção (distancia p).
Na sequência, suspendemos a esfera de um modo que o ângulo não ultrapasse o ângulo de 10º, utilizamos o desenho do triangulo retângulo com mediada de 2cm e11cm nos catetos e 12 cm na hipotenusa obtendo assim um ângulo aproximado de 9.59º. Soltamos a esfera e medimos com o cronometro o tempo de 20 oscilações completas. Realizamos esse experiência com 5 medidas diferentes para a distância p (0.6m; 0.7m; 0.8m; 0.9m; 1.00m).
Calculamos a média para uma única oscilação e elevamos ao quadrado para utilização posterior na descoberta da variável k.
Resultados obtidos e discussão
Segue abaixo a tabela 1.0 apresentando os dados obtidos nas medições em sala de aula e os dados calculados (média do período de oscilação e seu valor ao quadrado) com suas incertezas.
Tabela 1.0 – Apresentação de resultados e cálculos das incertezas
N
P(m)