Teoria da hierarquia das necessidades
Teoria da hierarquia das necessidades
A teoria da hierarquia das necessidades de Abraham H. Maslow é considerada, a teoria mais lembrada quando se fala de motivação. A teoria é apresentada através de um pirâmide que representa a divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas.Para Maslow, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia com cinco categorias de necessidades; as quais ele descreve na pirâmide.como mostra fig.1
Fig.1-Pirâmide de Maslow
Fonte: sobreadministracao.com
São elas:1.Fisiológica: as necessidades fisiológicas se referem a requisitos para sobrevivência,como fome ,sede,descanso,sexo e outras necessidades do corpo.
2.Segurança: refere-se à estabilidade ou manuntenção do que se tem ,incluindo segurança e proteção contra danos físicos,financeiros e emocionais.
3.Social: refere-se à aspectos que envolvem relacionamentos baseados na emoção,incluindo afeição,aceitação,amizade,e sensação de pertence a um grupo .
4. Estima: refere-se à um desejo humano de ser aceito e valorizado por si e pelos outros. Inclue fatores internos como respeito próprio,realização e fatores externos de estima como status,reconheciemnto e atenção.
5.Auto –realização:a intenção de torna-se tudo aquilo que se é capaz de ser .incluise a autonomia ,a independência e o auto controle.
Maslow separou as cinco categorias de necessidades em patamares mais altos e mais baixos .As necessidades fisiológicas e de segurança são descritas como necessidades de nível mais baixo e aquelas relacionadas à auto-realização são chamadas de necessidades de níveis mais altos.A diferenciação parte do princípio de que as necessidades de nível mais alto são satisfeitas internamente ,enquanto as de nível mais baixo são satisfeitas quase sempre externamente atrvés de remuneração ,condições seguras de trabalho.
Além disso Maslow afirma que essas cinco categorias estão dispostas numa hierarquia, em que as necessidades de ordem mais baixa, como