Teoria da hierarquia das necessidades
Professora: Joana Guita
Abraham Maslow e a Teoria da Hierarquia das Necessidades
Abraham Harold Maslow foi um psicólogo norte-americano que devido a uma reflexão e observação da sua prática clínica, conseguiu construir uma teoria relacionada com as motivações do ser humano, que têm por base a satisfação de necessidades fundamentais. Denominou-a como a teoria da Hierarquia das Necessidades.
A teoria de Maslow é uma das mais conhecidas e divulgadas entre os psicólogos, sendo uma presença quase obrigatória em praticamente todos os manuais de Comportamento Organizacional. Como afirma em “A Theory of Human Motivation” (estudo realizado em1943), capítulo II – “The basic needs”, Maslow demonstra o seu interesse em identificar as necessidades básicas comuns a todos os indivíduos, e para ele, todas estas necessidades podiam ser organizadas em cinco necessidades básicas (fisiológicas, segurança, sociais, auto-estima e realização), classificando-as numa hierarquia. Deste modo, uma necessidade torna-se mais evidente quando as necessidades mais potentes ou de nível hierárquico inferior se encontram satisfeitas.
Em primeiro lugar, surgem as necessidades fisiológicas, pois estas estão relacionadas com as necessidades básicas de sobrevivência do ser humano, desde a necessidade de alimentação, respiração, entre outras necessidades vitais.
Quando estas necessidades (fisiológicas) se encontram minimamente satisfeitas, surgem as necessidades de segurança, como a estabilidade do emprego, a protecção contra doenças, entre outros. Estas necessidades adquirem maior importância para a pessoa quando existem ameaças à integridade física.
Designada como as necessidades de amor, Maslow passou a classificar esta terceira necessidade como necessidades sociais, pois além do amor, incluí também a amizade, as relações afectivas com outras pessoas, a solidariedade, o bom clima de trabalho e até a pertença a um grupo.
As necessidades de auto-estima