RAÇA E POVO
AS TRÊS RAÇAS TRISTES
ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS REALIZADOS POR (NINA ROFRIGUES, OLIVEIRA VIANA, ROQUETTE PINTO, AFRÂNIO PEIXOTO, CASTRO BARRETO E ARTHUR RAMOS), CARACTERIZAM AS RAÇAS E OS MESTIÇOS.DESTACANDO-SE DUAS ÉPOCAS NA HISTÓRIA DA RAÇA BRANCA:
OS TRÊS SÉCULOS INICIAIS DE PERDOMÍNIO DO PORTUGUÊS E OS DO SÉCULO 19 E 20 (IMIGRANTES ALEMÃES, SUIÇOS ,ÁRABES, POLONESES, UCRANIANOS E ETC.)
OS JAPONESES ENTRADOS NO SÉCULO 20 APARECEM COMO UM CAPÍTULO ESPECIAL, ÁS VEZES COMO UM GRUPO QUE SE TORNA IMPORTANTE NA POPULAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
ROQUETE PINTO AFIRMOU QUE (OS RESULTADOS DO CRUZAMENTO RACIAL DEVEM SER AVALIADOS COM BASE NAS CAUSAS E CONDIÇÕES SOCIAIS, E NÃO APENAS EM FATORES BIOLÓGICOS.DO PONTO DE VISTA FISIOLÓGICO,DIZIA QUE OS CRUZAMENTOS ENTRE BRANCO E NEGRO E BRANCO E ÍNDIO RESULTARIAM EM TIPOS NORMAIS.
ARTHUR RAMOS SUGERIU O BRANQUEAMNETO (EM VIRTUDE DO ESTANCAMENTO DA ENTRADA DO NEGRO E AS CRESCENTES AFLUÊNCIAS DO IMIGRANTE EUROPEU. LIMA BARRETO( COLOCA A CONDIÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, REALIZANDO UMA ESPÉCIE DE DENÚNCIA DO CARÁTER INJUSTO E AUTORITÁRIO DA SOCIEDADE BURGUESA EM FORMAÇÃO NA ÉPOCA.)
ANTÔNIO CALLADO ( NO SEU ROMANCE QUARUP,HÁ CERTO FASCÍNIO PELO ÍNDIO , QUE APARECE COMO UM MISTÉRIO, IMPENETRÁVEL,EM QUE O ÍNDIO E O BRANCO SE MESCLAM EM DOIS MUNDOS DIVERSOS E REMOTOS.)
AS RAÇAS ( SÃO CATEGORIAS HISTÓRICAS, TRANSITÓRIAS, QUE SE CONSTITUEM SOCIALMENTE A PARTIR DAS RELAÇÕES SOCIAIS) :
NA FAZENDA, ENGENHO, ESTÂNCIA, SERINGAL, FÁBRICA, ESCRITÓRIO, ESCOLA, FAMÍLIA, IGREJA, QUARTEL, ESTRADAS, RUAS , AVENIDAS, PRAÇAS, CAMPOS E CONSTRUÇÕES.
" QUEM INVENTA O NEGRO DO BRANCO É O BRANCO. E É ESTE NEGRO QUE O BRANCO PROCURA INCUTIR NO OUTRO. QUEM TRANSFORMA O ÍNDIO EM ENIGMA É O BRANCO. NOS DOIS CASOS, O BRANCO É O BURGUÊS QUE ENCARATODOS COMO DESAFIOS A SEREM DESFEITOS, EXORCIZADOS, SUBORDINADOS."
ISAÍAS CAMINHA ( PERSONAGEM DE LIMA BARRETO,SE CONSTITUI COMO DIFERENTE,OUTRO,NEGRO, NA TEIA DAS RELAÇÕES SOCIAS NAS