Teoria Da Hierarquia Das Necessidades 1
Essa teoria estuda a motivação através das necessidades dos seres humanos, defende que o ser humano é motivado pelo desejo da satisfação de uma hierarquia de necessidades fisiológicas,segurança, sociais,sentimentos e auto-realização.
Teoria ERC-Alderfer
Concorda que a motivação do trabalhador pode ser medida seguindo de hierarquia de necessidades, mas ele acaba tendo alguns pontos diferentes da teoria de Maslow.
Maslow visa pessoas crescendo dentro de uma hierarquia das necessidades, já o Alderfer via pessoas que subiam e descia dentro da hierarquia de necessidade e que havia apenas três fatores para a motivação: Sobrevivência, sociabilidade e o desenvolvimento do potencial.
Teoria dos Dois Fatores-Herzberg
Herzberg tomou como ponto de partida a teoria de Maslow, mas como Alderfer acabou descordando de alguns pontos dessa teoria , Herzberg diz que concorda com Maslow no que diz a respeito das necessidades sempre serem internas, mas discorda ao afirmar que quando referem se aos fatores extrínsecos e intrínsecos.
A teoria de Herzberg afirma que o homem apresenta duas categorias de necessidades, interdependentes entre si, e que influenciam o seu comportamento: Motivacionais e higiênicos.
Teoria da realização ou teoria da necessidades adquiridas -McClelland
McClland aponta que as necessidades adquiridas aos indivíduos não nascem com as necessidades humanas. Elas são aprendidas no decorrer da vida.
Teoria de Motivação X e Y – McGregor
A teoria X é a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicção errôneas e incorretas sobre o comportamento humano.Já a teoria Y , baseia se em concepção atuais e sem preconceitos a respeitosa natureza humana.
Teoria da Equidade- Stacy Adams
Essa teoria fundamenta-se no fato que os trabalhadores buscam justiça quanto a recompensas recebidas, as comparando com as dos seus colegas de trabalho, analisando o esforço que as pessoa emprega dentro da organização.
Teoria da