Gestao
Estudo sobre as Teorias de Maslow e de Herzberg
Raúl Alejandro Alfaro
Professor Flávio Luiz Beccon Brustoloni
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0119) – Prática Módulo I
07/06/2011
RESUMO
Na intenção de estudar a teoria de hierarquia de Maslow e a teoria de fatores de motivação e higiene de Herzberg, foi desenvolvida uma pesquisa em diferentes empresas no ano 2011. Tendo como objetivo analisar a motivação das pessoas em relação à organização e como os fatores internos e externos influenciam no trabalho. O tipo de pesquisa foi um questionário com perguntas e três opções de resposta. No final do trabalho apresenta-se uma análise dos resultados.
Palavras-chave: Motivação, Necessidades, Maslow e Herzberg.
1 INTRODUÇÃO
No mundo moderno e globalizado, em que o corporativismo fica cada vez mais presente, os gestores enfrentam desafios interessantes. Dentro das organizações, são responsáveis pela execução das tarefas, por atingir resultados, conquistar objetivos, mas sabemos que o gestor sozinho não pode completar as tarefas ou atingir os objetivos. Necessita de uma equipe de pessoas, fazendo um esforço conjugado, o que o gestor deve fazer é levar as pessoas com seu esforço ao desempenho das atividades. Este é o grande desafio da motivação.
Inicialmente veremos uma breve definição de motivação. Na sequência, apresentamos uma breve análise sobre a teoria de hierarquia de Maslow e a teoria de fatores de motivação e higiene de Herzbeg. Para concluir, apresentamos uma pesquisa realizada pelos acadêmicos, em diferentes empresas, demonstrando a influência destes fatores na vida pessoal e profissional dos entrevistados.
2 MOTIVAÇÃO
A palavra motivação provém dos termos latins motus (“movido”) e motio (“movimento”). Para a psicologia e a filosofia, a motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas acções e a persistir nelas até