A Teoria Da Hierarquia Das Necessidades
DAS
NECESSIDAD
ES
de Abraham Maslow
Teoria Geral da Administração
FASF – UNISA
COMPONENTES:
Fernanda
Jéssica
Kellem
Olivia
Rosimar
ABRAHAM MASLOW
(1908-1970)
ABRAHAM MASLOW
Foi
um psicólogo norte-americano, conhecido pela teoria da hierarquia das necessidades humanas ou a pirâmide de Maslow.
Nasceu no Brooklyn, Estados Unidos, de família judia viveu uma infância bastante infeliz e miserável, segundo o próprio. Para fugir da situação, refugiavase em bibliotecas.
Cursou 3 períodos em Direito, a desejo de seus pais,mas interessou-se pela psicologia. Maslow terminou sua graduação em 1930, seu mestrado em
1931 e seu doutorado em 1934, todos em psicologia.
Viveu há exatos 44 anos falecendo na Califórnia, vítima de um ataque cardíaco, enquanto caminhava pelos arredores de sua casa.
A TEORIA DAS NECESSIDADES
Para
Maslow, adepto da psicologia humanista, a motivação está diretamente ligada à satisfação de necessidades quanto profissionais quanto pessoais.
O comportamento humano foi objeto de análise pelo próprio Taylor nos princípios da
Administração Científica. A diferença entre
Taylor e Maslow é que o primeiro enxergou somente as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivíduo não sente única e exclusivamente necessidade financeira.
A TEORIA DAS
NECESSIDADES
Para tanto, Maslow definiu uma série de cinco necessidades do ser, dispostas na pirâmide abaixo que cuja base estão as necessidades mais baixas chamadas de necessidades fisiológicas ou básicas e no topo, as necessidades mais elevadas as necessidades de auto realização. PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES
PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES
A teoria da hierarquia de necessidades de Maslow se fundamenta nos seguintes aspectos:
1.: Para alcançar uma nova etapa, a anterior deve estar satisfeita, ao menos parcialmente.
2.: Os 4 primeiros níveis destas necessidades podem ser satisfeitos por aspectos externos ao ser humano, e não apenas por sua vontade.
3.: