Automação
O CONTROLADOR PROPORCIONAL COMBINA AS VANTAGENS DO CONTROLADOR PI E PD. A AÇÃO INTEGRAL ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A PRECISÃO DO SISTEMA SENDO RESPONSÁVEL PELO ERRO NULO EM REGIME PERMANENTE. O EFEITO DESESTABILIZADOR DO CONTROLADOR PI É CONTRABALANÇADO PELA AÇÃO DERIVATIVA QUE TENDE A AUMENTAR A ESTABILIDADE RELATIVA DO SISTEMA AO MESMO TEMPO EM QUE TORNA A RESPOSTA DO SISTEMA MAIS RÁPIDA DEVIDO AO SEU EFEITO ANTECIPATÓRIO.
*SCADA: SISTEMA DE AQUISIÇÃO E SUPERVISÃO DE DADOS*
É UM SOFTWARE QUE PERMITE MONITORAR E CONTROLAR PROCESSOS INDUSTRIAIS. OS DADOS SÃO COLETADOS DE DIVERSOS EQUIPAMENTOS DA OPERAÇÃO E ENVIADOS PARA UM SERVIDOR CENTRAL. NESSE SERVIDOR O SOFTWARE DE SUPERVISÃO POSSIBILITA VISUALIZAÇÃO DE TELAS GRÁFICAS DO SISTEMA, GERAÇÃO DE GRÁFICOS, RELATÓRIOS, ALARMES, EXECUÇÃO DE COMANDOS DE CONTROLE DO PROCESSO.
*SDCD: SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUIDO*
É UM EQUIPAMENTO DA ÁREA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL QUE TEM COMO FUNCÇÃO PRIMORDIAL O CONTROLE DE PROCESSOS DE FORMA A PERMITIR UMA OTIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL, ESTRUTURADA NA DIMINUIÇÃO DE CUSTOS DE PRODUÇÃO, MELHORIA NA QUALIDADE DOS PRODUTOS, PRECISÃO DAS OPERAÇÕES, ENTRE OUTROS. ELE É COMPOSTO BASICAMENTE POR UM CONJUNTO INTEGRADO DE DISPOSITIVOS QUE SE COMPLETAM NO CUMPRIMENTO DAS SUAS DIVERSAS FUNÇÕES – O SISTEMA CONTROLA E SUPERVISIONA O PROCESSO PRODUTIVO DA UNIDADE.
*TECNOLOGIA CIM – MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR*
*FIELDBUS*
É UM TERMO GENÉRICO EMPREGADO PARA DESCREVER TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL
*CLP: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL*
É UM COMPUTADOR ESPECIALIZADO, BASEADO EM UM MICROPROCESSADOR QUE DESEMPENHA FUNÇÕES DE CONTROLE ATRAVÉS DE SOFTWARES DESENVOLVIDOS PELO