Teoria da Contabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE – ROTEIRO ESTUDO
1
TEORIA DA CONTABILIDADE
Origem da Contabilidade – a contabilidade com a noção de conta é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente 2.000 anos a.C., mas o homem primitivo já praticava de forma rudimentar a contabilidade, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos. Os primeiros exemplos completos de Contabilidade, no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da
Suméria e da Babilônia (hoje Iraque), no Egito e na China.
A Contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. A preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante no homem da antiguidade, como também nos dias atuais, e para tanto, teve que ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram-se desenvolvendo em dimensão e em complexidade.
Pode-se facilmente verificar que um sistema simples de registro e análise contábil não falta, nem mesmo na mais rudimentar das organizações. O acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades de qualquer natureza constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.
O grau de desenvolvimento das teorias contábeis e de suas práticas está diretamente associado, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações. Portanto, é fácil compreender, passando por cima da Antiguidade, por que a Contabilidade teve seu florescer, como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença,
Pisa e outras. Inicia-se, assim, um largo período de domínio da que se chamou “Escola Italiana”, em particular, e européia, em geral, de Contabilidade.
Divisão da Contabilidade em períodos:
Contabilidade do mundo antigo.
Contabilidade