O divertículo de Meckel e Doença celíaca
A doença de Whipple é significativamente mais comum em homens, com prevalencia de 87% nesse sexo. Geralmente acomete pessoas com cerca de 50 anos. O diagnóstico definitivo geralmente é estabelecido através de biópsia do intestino delgado. A doença pode ser normalmente pode ser curada com terapia antibiótica a longo prazo, que pode levar anos. A doença não-tratada costuma ser fatal.
Os principais sintomas da doença de Whipple são a inflamação e dor articular, diarreia, perda de peso e dor abdominal. Também podem ocorrer o escurecimento da pele. A má absorção grave causa perda de peso e anemia. Outros sintomas comuns são a tosse e dor durante a respiração, causada pela inflamação da pleura (membrana que reveste os pulmões). Pode ocorrer um acúmulo de líquido no espaço entre as membranas pleurais (uma condição chamada derrame pleural), e os linfonodos localizados no centro do tórax podem aumentar de volume.
Alguns apresentam endocardite, que pode se manifestar com sopros cardíacos. O aumento do fígado (hepatomegalia) comumente indica o seu acometimento. A confusão mental, a perda de memória ou os movimentos descontrolados dos olhos indicam que a infecção atingiu o cérebro.
O diagnóstico geralmente é feito por meio de uma biópsia do intestino delgado que é acessado através de uma endoscopia digestiva alta. Também pode ser feito através de um linfonodo aumentado de volume (hipertrofiado) que revela alterações microscópicas características.
A doença