resumo gastro
Úlcera péptica: solução de continuidade da mucosa gastroduodenal exposta ao ácido e pepsina que abrange pelo menos a muscular da mucosa. “se não chegar a mucosa chamamos de erosão.”
Equilíbrio entre fatores agressores e protetores.
Agressores ácido, pepsina, AINES/AAS, cigarro, H.pylori, álcool.
Protetoresmuco, HCO3, fluxo sanguíneo, camada surfactante, epitélio de revestimento,
Reparação Angiogênese, proliferação celular, reconstituição epitelial, fatores de crescimento.
“Se fator agressor>protetor= DUP.”
Fisiopatologia:
-Secreção ácida:
*células parietais secretam H+ e CL- (“ algumas pessoas possuem fator genético que aumenta o nº de células parietais e com isso possuem maior produção de ácido.”);
* células enterocromafins- like histamina
*Célula G- gastrina ( estimula as células parietais)
*Células D- somatostatina ( controle da liberação ácida por feedback)
-H.pylori
-AINES
- Fatores protetores:
1-pré-epiteliais: muco/barreira HCO3, tampão mucóide, fosfolipídio de superfícieimpedem o contato dos alimentos com o epitélio.
“Barreira mucosa gástrica é uma camada espessa de muco que são produzidos pelas mucosas presentes pelas células gástricas, secretam uma barreira espessa, de 2 a 5mm, aonde existem componentes: muco, tampão mucoide, fosfolipídio de superfície.” 2-epiteliais: restituição, resistência celular, transportadores acidobásico, liberação de fatores de crescimento, prostaglandinas, NO2.
“ Fatores epiteliais, capacidade de reparação celular, epitélio pavimentoso, células unidas por junção fortes que impedem a retrodifusão. Os transportadores ácido-básicos ligam-se ao H+ , ao HCO3-,amônia, tampão, tiram essas substâncias do meio. Os fatores de crescimento permitem a divisão adequada, bom fluxo sanguíneo. A gastrite atrófica aumenta os fatores agressores epiteliais.”
3-Pós-epiteliais: fluxo sanguíneo mucoso ( “sangue, oxigenação, nutrientes para a mucosa que tem capacidade de duplicação