Resumo Gastro
ANATOMIA:
A função do SGI é modificar química e mecanicamente o alimento reduzindo macromoléculas a moléculas menores a fim de serem absorvidas e servir como nutrientes aos diferentes tipos celulares
É dividido em 2 grandes grupos: Tubo alimentar muscular e glândulas anexas. O tubo alimentar sofre variações em sua estrutura conforme a função do órgão. É constituído de: cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Já as glândulas anexas são: glândulas salivares, as quais apresentam 2 grupos: as menores e as maiores, sendo estas as mais visivelmente importantes e se encontram em pares, são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais; além de fígado, pâncreas e vesícula biliar.
CAVIDADE ORAL: é constituída pelos lábios, língua, dentes e glândulas salivares e é o local onde se inicia a digestão do amido.
Cavidade oral propriamente dita:
Língua: tem uma parte fixa e posterior que é recoberta por tonsilas linguais e uma parte anterior e móvel. Apresenta papilas que são visíveis estas chamadas de circunvaladas e acompanham o “V” da língua. A língua é recoberta de protuberâncias que servem para aumentar a área para a trituração. Apresenta pregas sublinguais. É constituída por feixes de musculos esqueléticos cobertos por mucosa. É constituída por raiz, dorso, sulco terminal (acompanha o “V” lingual).
A cavidade oral propriamente dita é delimitada pelos dentes anteriormente, pelos palatos duro e mole, superiormente, pela língua, inferiormente, e pelas fauces posteriormente.
Há a presença de pregas palatinas transversas e pregas franjadas próximas ao frênulo labial.
A úvula é uma projeção do palato mole, que auxilia na deglutição. A úvula se localiza entre os arcos palatoglossos, posterior a estes há os arcos palatofaríngeos. Entre os arcos palatoglosso e palatofaríngeo há as tonsilas palatinas.
Glândulas salivares: Produzem saliva, a qual contém enzimas antibacterianas