compreender e ensinar
O trabalho de Terezinha Rios foi dividido em cinco partes. Na primeira, tendo o ensino como foco, examina os desafios apresentados no mundo contemporâneo como busca de sentidos e decompreensão. Na segunda parte, recorre à Lógica para explorar os conceitos de qualidade. No 3° capítulo, Rios estuda as dimensões da competência, ou seja, a articulação entre o domínio de conhecimentos,a sensibilidade e a criatividade. Ela aborda o alcance dessas ações e o compromisso com a cidadania. O capítulo seguinte continua com cidadania, mas visando a democracia e a dimensão utópica dotrabalho docente.
O último capítulo merece destaque já que traz como título “Certezas provisórias”. É uma tentativa de deixar o trabalho docente como um ofício de busca permanente para ampliar a suaqualidade. Como referência, utiliza as análises de Boaventura S. Santos, no seu livro Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade, editado pela Cortez, em que examina as questõesdesafiadoras do mundo contemporâneo e o fracasso de alguns movimentos sociais. Segundo Rios, esse autor refere-se à necessidade da permanência da luta pelo socialismo, denominado como “uma qualidadeausente”, ou seja, “um princípio que regula a transformação emancipatória do que existe sem, contudo, nunca se transformar em algo existente”. A ideia é manter a utopia de uma sociedade mais justa e de umavida melhor.
I - COMPREENDER E ENSINAR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO - É a articulação entre Filosofia e Didática - saberes que contribuem para a construção contínua da competência do professor.Filosofia - é a reflexão e a compreensão da atuação dos seres humanos no mundo. Didática - é a preocupação com o ensino, a socialização, criação e recriação.
Tanto aFilosofia como a Didática são saberes humanos historicamente situados e é preciso verificar as caraterísticas do contexto, nos quais eles desempenham suas funções e quais as alternativas para que... [continua]