patologias do tubo digestivo
DARLLAM CESAR MARTINS ARRUDA
PATOLOGIAS DO TUBO DIGESTIVO
BRASÍLIA, 2013
DARLLAM CESAR MARTINS ARRUDA
PATOLOGIAS DO TUBO DIGESTIVO
BRASILÍA, 2013
Sumário
Patologias do Esôfago
As lesões de esôfago são variadas, indo desde uma esofagite branda até câncer letal; mesmo assim, elas evocam uma gama de sintomas similares e notavelmente limitados. Todas produzem disfagia, que é atribuída à função motora esofágica demente metade dos casos ralatados possui exposição prévia â radioterapia.
O esôfago normal é um tubo muscular oco, altamente distensível, que se estende da faringe ao nível da vértebra C6 até a junção gastresofágica, ao nível da T11 ou T12. Apresenta vários pontos de estreitamento sem seu trajeto: ao nível da cartilagem cricóide, onde é cruzado anteriormente pelo brônquio principal esquerdo e átrio esquerdo e onde perfura o diafragma.
A parede do esôfago consiste em mucosa, submucosa, muscular própria e adventícia. Apenas pequenos segmentos do esôfago intra-abdominal são cobertos por serosa. A função do esôfago consiste em: conduzir os alimentos e os líquidos da faringe para o estômago e em prevenir o refluxo do conteúdo gástrico para dentro do esôfago. Essas funções exigem uma atividade motora coordenada: uma onda de contração peristáltica em resposta a deglutição ou a distensão esofagiana, o relaxamento do esfíncter esofagiano interno em antecipação a onda peristáltica e o fechamento do esfíncter após o reflexo de deglutição.
Principais sintomas dos distúrbios do esôfago
Disfagia: dificuldade de deglutição é observada quando a função motora esofagiana está alterada ou quando há doença em que produz estreitamento ou que obstrui a luz.
Azia: dor do tipo queimação retrointestinal, reflete a regurgitação do conteúdo gástrico para dentro do esôfago inferior.
Dor e hematêmese: são produzidos pelas lesões