incas maias e astecas
LOCALIZAÇÃO:
ORIGEM
ECONOMIA: A economia Inca não utilizava moeda como sistema de pagamento, e sim o trueque. Tanto pelo mar como por estradas de terra, os comerciantes levavam e traziam cobre, pescado seco, roupa, lã, algodão e sal, entre muitas outras coisas. O povo era responsável pela produção dos alimentos através da agricultura. A produção dividia-se em três partes: uma destinada ao culto do Sol, uma ao Inca e a outra à comunidade. O excedente de produção era armazenado em celeiros para períodos de fome ou para festejos. Eles contavam também com um eficiente sistema de irrigação. (P)
RELIGIÃO:
CARACTERÍSTICAS:
Inti, Deus do Sol:
Tumi: é uma faca cerimonial dos povos pré-colombianos, que habitavam o território onde hoje se localiza o Peru. É uma faca em formato de T e chegaram a utilizar essa ferramenta para executar intervenções cirúrgicas para tirar ossos fraturados, pedaços de metal ou restos de armas dos crânios dos guerreiros feridos, símbolo do deus da medicina inca. (P)
Porta do Sol:
Construção espanhola sobre muro inca:
Machu Picchu:
Observatório Solar (Intihuatana): A Casa dos Sacerdotes é um santuário enigmático conhecido como Intihuatana. Esta é uma das mais importantes e misteriosas construções de Machu Picchu. É composta por uma coluna de granito, provavelmente o ponteiro de um relógio solar, que sobressai da enorme pedra piramidal e pensa-se que funcionou como um observatório solar. (P)
Cerâmica e estamparia:
Vaso de dois bicos:
MAIAS
LOCALIZAÇÃO-
ORIGEM – A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua, pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o período pré-clássico (1000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de