A Politica
RESUMO: A POLÍTICA
.
DISCIPLINA: FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO
DOCENTE: KARINE KREWER
DISCENTE: JORDANIA MARCIA CARVALHO LEAL
CUIABÁ
2012
ARISTÓTELES, A POLÍTICA / ARISTÓTELES: tradução Roberto Leal Ferreira – 2.ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1998 – (Clássicos). São Paulo – 2002.
INTRODUÇÃO
DA ORIGEM DO ESTADO
O ESTADO E SEU GOVERNO
Estado é uma sociedade, voltada para o bem de todos, é uma sociedade política. O poder do rei e de um magistrado da República se diferencia do poder de um pai de família. A distinção seria que um rei governa sozinho perpetuamente, enquanto que um magistrado de República comanda e obedece alternadamente, em virtude da Constituição. Aristóteles diz que tudo isso é errado dizer, e ele utilizará um método para examinar a questão. Então, irá decompor os elementos do Estado, e examinar cada um deles para chegar a conclusões. Temos o todo, temos que separar em partes, analisar todos os casos e depois concluir e finalmente juntar o que foi dividido para melhorar a compreensão.
A FORMAÇÃO DA CIDADE
Retoma a origem, reunindo as pessoas que não podem passar umas sem as outras, como o macho e a fêmea para geração. Para manter a conservação, a natureza deu a um o comando e impôs a submissão ao outro. A natureza permite comandar quem pode, por sua inteligência, tudo prover e, pelo contrário, que obedeça quem não pode contribuir para a prosperidade comum a não ser pelo trabalho de seu corpo: SENHOR e ESCRAVO. A mulher é diferente do escravo. Para os bárbaros, a mulher e o escravo estão no mesmo nível, esses povos não tem atributo de superioridade e sua sociedade é composta de escravos dos dois sexos. Então o poeta diz que: “ Os gregos tinham, de direito, poder sobre os bárbaros. Como se, na natureza, bárbaros e escravos se confundissem. A família é a principal