Teoria da comunicação
Justificativa: O motivo pelo qual escolhemos a novela “Cheias de Charme” como objeto de estudo da comunicação é que o entretenimento trata de temas atuais e tipicamente brasileiros, podendo restringir ainda mais nossa análise aos costumes da população. Além disso, a novela é exibida pela Rede Globo, que é a emissora de maior audiência e alcance no Brasil. Isso faz com que ela tenha maior influência sobre a massa da população brasileira.
A telenovela também foi escolhida por nós, por tratar de uma nova classe social que vem surgindo no Brasil, a classe C. Para nós, isso é interessante pois mostra de que maneira a mídia está lidando com uma nova realidade brasileira e até que ponto a mídia influencia a massa, ou a massa influencia a mídia.
História: O enredo da novela é o cotidiano de três empregadas domésticas ( Penha, Cida e Rosário) que mudam o seu destino por causa do talento e por serem pessoas batalhadoras. As três são empregadas domésticas em um condomínio de luxo carioca e se conheceram na cadeia.
Rosário é fã do cantor Fabian, conhecido como “Príncipe das Domésticas” e se apaixona por um homem muito parecido com ele. Já Cida é a “Cinderella” da trama: ingênua e trabalhadora que se apaixona por Conrado, rico e mesquinho.
Outro personagem da trama é Otto Werneck, pai de Conrado, que apesar de ser um homem honesto, é perturbado pela ex-sogra que tenta lhe tirar dinheiro e se dar bem.
Chayene é a cantora de tecnobrega que tem conflito com todas as empregadas domésticas com quem trabalha por “explorar” o trabalho delas.
Classificação: não encontrada
Gênero: Comédia
Ficha técnica:
Autor: Filipe Miguez e Izabel Oliveira
Colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão, Laís Mendes Pimentel, Paula Amaral e Sérgio Marques
Supervisão de Ricardo Linhares
Direção de núcleo de Denise Saraceni
Direção Geral de Carlos Araújo
Estreia: 16/04
Horário: 19h30
Antecessora: “Aquele Beijo”,