Administração - economia
PASSO 2
Quando vemos um produto, pensamos logo no valor como um todo, ou no quanto foi gasto para produzi-lo? Acredito que ninguém pense como são compostos os valores cobrados para nós consumidores, não imaginamos que tudo a nossa volta requer gastos.
Retomando o assunto automobilismo, objeto de estudo deste trabalho, conheceremos um pouco de como os preços dos veículos são determinados. Mas o que vem antes disso? Quanto é gasto na fabricação?
Vamos conhecer como seria constituída a cadeia de produção do automóvel, relacionaremos os custos que são necessários desde a fabricação até a entrega para revenda.
Como exemplo, usaremos por base um veiculo de marca qualquer como objeto bruto da pesquisa.
São necessários para a sua produção: * Matéria-prima * Borracha, aço, materiais não ferrosos como o Alumínio. * Peças * Componentes múltiplos, necessários para a composição dos motores, e da peça em si como vidros, sintéticos e plásticos lubrificantes. * Acabamentos * Pneus, para-choques e todos os outros componentes que monte o acabamento do veiculo. * Sistemas * Lataria, sistemas eletrônicos, acabamentos internos e externos.
Além desses custos para a confecção do veiculo tem os custos de fornecedores e serviços adicionais como: * Produtos adicionais * Vedações especiais, peito de ferro, calotas, tampa de capota, vidros diversos, combustíveis, lubrificantes. * Serviços * Transporte até a loja do produto final (carro) e dos outros produtos, peças para reposição, acessórios diversos, transporte de lubrificantes e combustíveis até a revenda.
* PRODUTO FINAL, veículos de diversas marcas e modelos.
PASSO 03
Os custos em termos monetários que temos no Brasil chegam a ser 60% maiores em relação a outros países, isso se deve por uma serie de fatores que é mostrado em uma pesquisa feita pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) fatores esses que mechem diretamente com