ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Superior de Tecnologia em Logística
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da UNOPAR – Univerca sidade Norte do Paraná, para a disciplina
SUMÁRIO
1. DESENVOLVIMENTO
Administração e Economia
Ao fazer a relação entre gerenciamento de empresas, ou administração, e economia. Acredito que – a administração e a economia – sejam separadas mais por razões históricas que por diferenças reais. Mostro neste texto a relação íntima que vejo entre as matérias, e por que um economista e um administrador têm muito a aprender com o outro.
Definições
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”
Administração é o conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade para a obtenção de um resultado eficaz. A administração ocupa-se de maximizar a produção de bens e serviços, segundo o padrão desejado e usando a menor quantidade dos recursos disponíveis. Pode-se dizer que a economia estuda como as pessoas usam os recursos para produzir os bens. Outra definição conhecida de economia é “a ciência da escassez”, ou seja, é a ciência que busca entender o que as pessoas fazem como elas se organizam, na falta de recursos. Tempo também é uma restrição econômica , é um recurso escasso!
No ponto de vista o administrador estuda para ser um bom jogador; o economista, para ser um bom árbrito e criador de regras.
Qual o objetivo da administração? É um dos objetivos principais a busca pela maximização do lucro das empresas através da