NECESSIDADE DE REFORMA
Necessidade de reforma
A Reforma Agrária como um movimento de âmbito nacional tem buscado resolver problemas relacionados à estrutura fundiária brasileira. Seu principal objetivo é a distribuição igualitária de propriedades, que no contexto atual, se encontra concentrado nas mãos de poucos.
A Reforma Agrária reivindica a distribuição igualitária de terras o que tem gerado conflitos. Isso pelo fato de a estrutura fundiária brasileira ser constituída de grandes latifúndios em que os proprietários não querem abrir mão dessas posses. Devido a grandes posses favoráveis à agropecuária e a outras formas de renda, os latifundiários visam de forma única, a produção que é a base da renda e acúmulo de capital. MESMO QUE ESSES FATORES VENHAM A CONTRIBUIR DE FORMA MUITO SIGNIFICATIVA PARA O PIB NACIONAL, TAMBÉM TEM GERADO DESIGUALDADE ENTRE AS PESSOAS, COM A CONCENTRAÇÃO DE GRANDES ÁREAS DE TERRA NA MÃO DE POUCOS.
A distribuição igualitária por meio da Reforma Agrária é um importante fator para a diminuição da degradação ambiental. A monocultura dos grandes latifúndios tem sido destaque no meio de produção agropecuário nacional, sendo ele o principal causador dos sérios danos ambientais vistos hoje. Isso se dá pelo fato de haver a necessidade de grandes áreas para o cultivo tanto animal como o vegetal que é feita em larga escala. Para que isso ocorra é necessário a limpeza do terreno que está ocupado pela floresta local por meio da derrubada e da queimada da vegetação. Não para por aí, após o plantio o solo vai receber grandes quantidades de agrotóxicos, pois a concentração de uma só cultura atrai variados tipos de pragas, e com o rápido esgotamento do solo serão necessárias a aplicação de fertilizantes químicos, o que contribui de forma significativa para a degradação do ambiente. ESSES E OUTROS MEIOS DE INTERVENÇÃO HUMANA NO MEIO AMBIENTE O TEM DESTRUÍDO POR MEIO DE EROSÕES, DESEQUILÍBRIO AS CADEIAS ALIMENTARES, CAUSANDO MUTAÇÕES GENÉTICAS