Manual Raspagem Marangoni 03
SEÇÃO 3
RASPAGEM
3.1
TEORIA
O objetivo principal da operação de raspagem é remover a banda residual e oxidada da carcaça original, e então deixá-la em condições perfeitas, com a textura de raspagem recomendada para a aplicação da borracha de ligação e da Banda de rodagem, em Anel.
O objetivo durante a raspagem é também de maximizar a área da superfície disponível em relação à largura da carcaça para se obter o máximo de área de contato, proporcionando assim, ótimos níveis de aderência entre a carcaça e a nova banda de rodagem.
A remoção do material durante a raspagem é obtida por uma ferramenta de corte rotativa em alta velocidade (lâminas da raspa) que é colocada em contato com a carcaça, que também está em rotação, porém em menor velocidade que a cabeça de raspagem.
Uma vez que a profundidade (passe) da raspagem é determinada, a raspa trabalhará no plano transversal através da área da coroa da carcaça em rotação. Durante a operação de raspagem a carcaça será trabalhada para ter um perfil balanceado, simétrico e de dimensões precisas e pré-determinadas.
Métodos de Raspagem:
Máquinas de raspar modernas estão em dois diferentes tipos ou categorias que empregam dois métodos distintos de operação de raspagem.
Raspagem Circunferencial:
Este método é aquele em que a carcaça e a cabeça de raspagem estão ambos em plano vertical.
Este é o método preferido para raspagem para pré-moldados, pois geralmente proporciona grande eficiência e repetibilidade em termos de perfil e textura de raspagem, com menos risco de danos à estrutura das cintas quando a sub banda residual é limitada.
Raspagem Radial:
Este método é aquele em que a carcaça está no plano vertical, porém a cabeça de raspagem está no plano horizontal.
2
Este método é mais comumente preferido para grandes produções em pneus de carros e caminhões à quente, onde velocidade e volume de borracha raspada são a prioridade.
Geralmente este método é mais agressivo e sacrifica a textura da raspagem bem