Administração economia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO
ROBSON PINTO OLIVEIRA
produçao textual INTRODUÇAO A ECONOMIA
Marabá
2013
ROBSON PINTO OLIVEIRA
produçao textual INTRODUÇAO A ECONOMIA
Trabalho apresentado ao Curso bacharelado em adminstração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração.
Orientador: Prof. Wilson Salvalagion
Marabá
2013
Introdução
Antes de qualquer coisa, é necessário que se defina o que é Economia. Segundo Paulo Viceconti (2000: 1), a Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Seu principal foco de estudo, portanto, é a relação que as pessoas têm entre elas no que se relaciona com a produção desses bens e serviços que a Sociedade busca para a satisfação, não só das suas necessidades, mas também, e cada vez mais, dos seus desejos. Este último é um fator relevante, muitas vezes esquecido, ou ignorado, ou reputado como de pouca importância no cômputo geral da Economia. No entanto, ele foi decisivo no desenvolvimento da Era Moderna, da Revolução Industrial e da Revolução Eletrônica. Afinal, o desejo é a maneira sofisticada de satisfazer uma necessidade: vestir, comer, reproduzir, dormir, etc., garantindo um nunca parar de pesquisas para alcançar novas maneiras de satisfaze-las.
Pensando bem, grande parte do consumo atual - e o consumo é a mola-mestra do processo econômico - é sofisticado, embora, ás vezes, não pareça. Jogar fora um iogurte, ou um pote de coalhada, por exemplo, por causa do prazo de validade vencido por dois dias é um desperdício no referente à necessidade de se alimentar, pois eles são produtos originados de leite talhado, coagulado artificialmente... noutros tempos, na