Teoria da comunicação
1- Teoria Hipodérmica
O homem de Laranja sentado fala: “Se não fosse a mídia, a televiso e radio, o Brasil não era como é...” Mostrado assim a visão Hipodérmica onde os meios são visto como onipotentes, causa única e suficientes dos efeitos verificados.
2 – Abordagens da Persuasão
O homem com moletom azul fala: “isso é o básico da propaganda atingir, estimular o sujeito no ponto da vaidade dele, no ponto que ele gostaria de ser não o que ele é” Mostra uma característica da Abordagem de Persuasão onde estímulos se defrontam com fatores psicológicos.
3 – Teorias dos Efeitos limitados 3.1 – Modelos do duplo fluxo da comunicação (líder de opinião)
O homem negro de óculos fala que a pessoa não tem muito acesso a ao lazer e ao turismo então a população se dedica ao meio de comunicação. Mostra claramente que o contexto social em que vive os indivíduos influência no efeito que a mídia faz neles. Essa visão é vista no modelo do duplo fluxo da comunicação. 3.2 – Corrente dos “Usos e Gratificações”
O homem de camisa branca e boné branco quando diz que vê uma noticia no telejornal e depois avalia para perceber as intenções inseridas na matéria, mostra claramente que consegue ter uma opinião própria sobre o que assiste ou escuta, mostrando assim, um exemplo de Corrente dos usos e gratificações.
4 – Hipótese do Agenda-Setting – Teoria dos Efeitos a Longo Prazo
O homem de jaqueta e camisa pretas mostra essa teoria dos efeitos a longo prazo ao dizer que sem perceber acaba agindo como o que vê na mídia e burlando sua personalidade real. Um exemplo foi dado pelo homem de casaco azul onde ele fala que por achar bonito o ator Brad Pitt fumando, a pessoa acaba querendo fumar