Fichamento livro branding
“Portanto, um nome de marca pode ser constituído, de forma isolada ou conjunta, de antroponímia, toponímia ou formas mais complexas e menos utilizadas, levando ao processo de construção de nomes e suas associações com um sentido [...].” (Pag.81)
Escolher um nome para uma Marca é um grande desafio, são inúmeras possibilidades, mas representa a originalidade do produto. Mais do que um nome, é essencial que passe pela mente dos profissionais, aquilo que seu consumidor almeja caso contrário todo o projeto é perdido, pois não há uma assimilação vinculada do produto com seu consumidor.
O trabalho de criar nomes
“[...] As técnicas podem ser utilizadas por praticamente qualquer pessoa, em muito pouco tempo e com bastante eficiência [...].” (Pag.83).
Para se criar nomes deve-se observar vários fatores como o posicionamento, objetivos, foco entre outros.
Conceitos Elementares de Criação de Nomes
“É fácil entender a premissa por trás do mecanismo de funcionamento do NameBuilder, ou da criação de nomes que se tornarão futuras marcas.” (Pag.83).
Normalmente as pessoas têm os mesmos pensamentos e ligam o nome ao produto ou serviço.
Vinte nomes famosos e como eles foram criados
Palavra
“[...] Em branding é exatamente isso que buscamos com um nome: comunicar o significado ou imagem do nosso produto ou serviço para as pessoas, prováveis consumidores.” (Pag.91).
É o conjunto de morfemas, é falada ou escrita, onde se comunica um pensamento, usamos as palavras para passar isso para frente, ou para as pessoas interpretarem algo.
Fontes de morfemas
“Não faça suas pesquisas com idéias de clonagem, mas ao contrário, observe o posicionamento dos seus concorrentes e veja como você pode ser mais criativo ou eficiente na comunicação dos seus diferenciais ou atributos.” (Pag.93).
Estudar as palavras principalmente de maneira intuitiva nos faz aguçar nos pensamentos o que se transforma em idéias, assim nos possibilita a criatividade.
O quem é um grande nome?