1O trabalho
2- Qual a importância de se conhecer o tipo de departamentalização praticado por uma instituição?
R: O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma instituição, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes. Isso aumenta a eficiência da instituição.
3- É possível uma mesma organização praticar mais de um tipo de departamentalização? Dê um exemplo real.
R: Sim. Empresas multinacionais ou de grande porte, que podem atuar tanto em várias áreas geográficas e também por cliente e/ou projetos. Seus rumos administrativos e estratégicos são definidos de acordo com as necessidades do cliente/ área, portanto a mesma linha de execução da matriz não valeria entre suas filiais.
4- Explique a diferença entre eficiência e eficácia.
R: Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.
Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.
O ponto de convergência das duas está em uma vez escolhido o caminho ou tomada a decisão (Eficácia), executar de forma produtiva, em tempos adequados, nas quantidades certas e no tempo previsto é Eficiência. Um bom exemplo é pensarmos em uma partida de futebol onde um time de craques passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e de beleza plástica incomparável, os jogadores