Teoria Da Comunica O Resumo I
Uma das práticas culturais mais significativas dos seres humanos é a comunicação desenvolvida na interação com os outros num processo sócio histórico. Analisam-se os processos comunicacionais em telenovela e comunicação dos sindicatos. Comunicação é a interação dos sujeitos, já que seu foco principal é a participação de todos. Ela acontece na sociedade econômica e política, e se desenvolve ao longo do tempo.
A comunicação não existe sem o emissor, receptor, código, canal ou mensagem. Mas, quando o emissor e receptor se encontram, pode haver conflitos, já que são diferentes e interferem na interpenetração. O emissor é responsável por escolher sua marca, se tornando mais poderoso que o receptor. É a combinação do conteúdo, do receptor, do veículo e da pessoa que emite que tem a força do poder.
A partir dai, surge o plano das ideias, o caráter ideológico dos Meios de Comunicação de Massa. As críticas colaboram para atribuir à comunicação a responsabilidade de tudo que prejudica a sociedade. Esses são chamados de emissores tecnológicos, tem a função de publicar a mensagem e é chegada ao público de forma rápida e tem o poder de fazer a sociedade acreditar, sendo manipulada. E essa manipulação só acontece, porque não procuramos mais informações, mais conhecimentos.
Observa-se a comunicação como um fator não tão bom, já que aparece de modo acelerado na sociedade atual. Não temos tempo de captar uma mensagem, que já vem outra totalmente diferente. A comunicação de hoje, é passageira e algumas informações não tem mais como resgatar. Mas, por outro lado, a comunicação possibilitou um grande desenvolvimento na indústria de massa do governo. Não existem dúvidas de que a mídia escolhe exatamente qual público quer atingir. É como se fosse um jogo de poder com os receptores, basta saber qual opinião ter conforme as diferentes ideias propostas.
Cada vez mais, podemos observar diferentes comportamentos depois que a comunicação e a