Oncologia
"Mãos concretas de Fisioterapeutas, mãos que flexionam, alongam e movimentam pernas que dão passos na imaginação...
Mãos que pôem em pé crianças que só fazem deitar...
Mãos de criação, revivem e retomam caminhos de um corpo quase desfeito...
Mãos que revestem a atrofia feito poesia...
Mãos que estimulam células nervosas, musculares e emoções...
O toque, o envolvimento, a harmonia, a compreensão ao acalmar o pulsar de um coração ansioso pelo toque dessas mãos..."
'Oncologia'
A fisioterapia em oncologia é uma área importante no tratamento de pacientes com câncer de mama, câncer ginecológico e cuidados paliativos. Oferece acompanhamento às diversas alterações que podem ocorrer, devido à invasão tumoral, cirurgia, quimioterapia e radioterapia, além de atuar nos comprometimentos que se possa apresentar. Atualmente o tratamento oncológico visa à melhora da qualidade de vida, incluindo a recuperação físico-funcional, para que os pacientes retornem as atividades diárias assim que possível. O tratamento fisioterapêutico é indicado no pré, no pós-operatório imediato e nas complicações tardias. Este realizado em seu domicílio é mais confortável, além de reduzir os transtornos de locomoção.
Fisioterapia: Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos
Os cuidados paliativos consistem na abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. A fisioterapia atua no alívio da dor, além de outros sinais e sintomas objetivando o conforto do paciente.
Fisioterapia nos cuidados paliativos
Aprender a lidar com as perdas num contexto de uma doença crônica como o câncer é um desafio que poucos se propõem a discutir, e muito menos a enfrentar. Ajudar indivíduos com doenças avançadas e potencialmente fatais (doenças terminais) e seus familiares num dos momentos mais cruciais de suas vidas é uma atividade ou um modelo de atenção à saúde que