SENAI ITABIRA
Nome: Alex Cairo da Silva
Turma: 29° Mecatrônica
Instrutor: Wellinton Marcio
Data: 06/04/2015
SENAI ITABIRA
Comandos e proteção elétrica
Introdução
Visto um vídeo na internet sobre comandos e proteções elétricas, foi nos apresentado conceitos de dimensionamentos e cálculos básicos para correta instalação de motores que serão relatados abaixo.
Fator de serviço (FS)
Representa o valor da potência reserva ou extra do motor que poderá ser utilizada em situações extremas onda há queda de tensão momentânea e/ou sobrecarga extra no eixo que tende a aumentar a corrente e aquecer o bobinado deste motor. FS= 1.15 , Significa que este motor tem 15% de potência extra
FS= 1.25 , Significa que este motor tem 25% de potência extra e assim por diante...
EXEMPLO : Com um motor de 5CV(3680W) que seu FS seja 1.15 realiza-se o seguinte cálculo para ter a potência total:
1.15 X 5 = 5,75CV = 4232W
Vale ressaltar que essa potência extra nunca deve ser utilizada o tempo todo, ela fica apenas como reserva para casos urgentes onde se necessita um pouco a mais de potência, utilizar essa potência continuamente pode gerar danos graves ao motor levando a sua queima.
Corrente de Rotor Bloqueado/Corrente de Partida
Ip/In 9
Onde: Ip = Corrente de partida e In = Corrente nominal. Nesse caso, o 9 significa que a corrente de partida é 9 vezes maior do que a corrente nominal deste motor.
Nada mais é do que a corrente elétrica solicitada pelo motor no intervalo de tempo que vai desde o instante inicial de partida até o estado de plena velocidade atingida pelo motor.
Corrente nominal é o valor da corrente que o motor necessita para trabalhar com 100% de carga em seu eixo. Se um motor tem sua In= 13 A, quando ele estiver com 100% de carga irá puxar da rede cerca de 13 A. Mas, quando ele operar com 50% da carga, não significa que ele irá consumir