A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Antes e Atualmente
Como sabemos e não é um passado muito distante, as mulheres tinham certa desvantagem quando se tratava de profissões e cargos importantes. O acesso da mulher a especialização, a profissionalização, também era um fator restritivo. Um grande exemplo disto, é quando compararmos as fichas cadastrais de antigamente, que em sua maioria, constava no campo profissão a classificação “do lar”.
Atualmente, as mulheres tem se destacado profissionalmente, sendo comum depararmos com médicas, operárias, comerciárias e motoristas. Algumas ocupam cargos e profissões que antes era considerada atividades apenas para os homens. Em Itabira temos exemplos disto:
Em uma reportagem publicada pelo Estado de Minas, em 10/02/2011, sobre a Participação de Mulheres na Construção Civil, houve um destaque na cidade de Itabira como um exemplo surpreendente de mulheres que estão quebrando resistências ao chamado sexo frágil, na construção civil, elas somam 10% dos trabalhadores que as empreiteiras da Vale buscaram na escola local do SENAI/MG, para Construção da Usina de Tratamento do Minério do Projeto Conceição Itabiritos.
Outra empresa que também gostaria de citar é a RN Pintura e Acabamento, criada há 02 anos por duas amigas que colocaram a mão na massa. E mais, só contratam mão de obra feminina. Elas contam que notam uma redução no custo de 35%, com desperdícios de materiais, pois as mulheres são bastante detalhistas.
Outro empreendimento que merece destaque, e parabenizo estas mulheres pela idéia, é o Moto Táxi Girl, específico para Mulheres e Crianças, o que nos faz concluir que as mulheres além de empreendedoras, capacitadas são também bastante criativas.
Você Sabia? Mulher na Política Brasileira
Somente em 1932 as mulheres conquistaram o direito do voto, a partir de então, fizeram um marco no cenário político.
Em 1933, Carlota Pereira Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira;
Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a