Texto Hist Ria Unica
1º SEMESTRE
HISTORIA DA CULTURA AFRO
RESUMO
GLEIDSON BRITO DA SILVA
ALAGOINHAS - BA
2015
A história única trás idéias de interesse de uma classe em especifico criando um estereótipo equivocados, que acaba dando uma visão de que só existi uma versão da realidade, e acaba manipulando seu público a acreditar na sua tese através de repetições e de fatos reais, porem, não totalmente verídicos. Tem varias visões em sua elaboração. Se por um lado, ela é construída com base em crenças e relatos de uma certa história; por outro, ela se difunde através de vários mecanismos de conhecimento.
A historia única trás o seu foco para supervalorização do poder de expressa apenas um lado do personagem, de uma cultura, de uma notícia critica ou qualquer objetivo que seja seu tema. Ela tende a contar apenas sobre um assunto de interesse de sua maioria, não um assunto falso, mas um assunto limitado onde pode ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento de uma nação, trazendo perigo, por ser uma historia mal contada, ela pode salvar ou destruir toda uma pátria valorizando seus defeitos ou qualidades, fazendo com que pessoas erradas acreditem em coisas que talvez seja errada.
Ela é construída através de uma história solida que infelizmente na maioria das vezes são historias de catástrofe, tristeza, desvalorização e ideias; coisas que não mostra um lado bom para com a sua fonte, executando o poder de mexer com sua mente de tal maneira que possa mudar sua opinião através de relatos óbvios que deixamos passar. Um ótimo exemplo que devemos citar é a argumentação de Chimamanda Adichie, que nos faz acreditar que não existi apenas uma única historia e que não devemos acreditar somente em uma historia, ela questiona, “como falar da história única sem falar de poder?” e ainda enfatiza que essa história única ignora a voz dos trabalhadores dando importância apenas para os vencedores, afinal foi para isso que ela foi construída. Essa única